Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

Gabriel Barros Nogueira Nº10 1ºDM



Total de visitas: 53526
Hiduísmo e Bramanismo

Civilização Indiana

Civilização Indiana


"O Nascer de uma Grandiosa Civilização”




Hinduísmo e Bramanismo




Religiões tradicionais da Índia. São as mais antigas do mundo, com cerca de 3 mil anos.O hinduismo foi adotado pelas classes populares e, a exemplo do budismo, acredita na reencarnação.O bramanismo é uma forma mais requintada do hinduísmo.Trata-se da religião dos sacerdotes e das elites que, para se conservar no poder, se dizem mais virtuosos.Reconhecem a existência de um número enorme de deuses(politeísta), apesar de admitir Brama como deus supremo.





Ganges é o rio sagrado onde milhões de peregrinos se banham.
A vaca é um animal sagrado no bramanismo. Em algumas cidades da índia, é tão grande o respeito por esse animal que, se uma vaca se deita na rua, o transito é desviado. Ninguém comete o sacrilégio de tirar a vaca de sue repouso. Na religião, Aurora, uma das deusas, mãe de todas as criaturas, é representada por uma vaca.




A seita Hare Krisna, fundada em 1486, na índia, teve a influencia do hinduísmo.


Confucionismo






Foi criada na China por Confúcio (551-479 a.C.), famoso professor, filosofo e político. Seu verdadeiro nome era Kong-Fu-Tse. Impressionado com a miséria, a exploração e a corrupção que dominava o país na época, ele procurou difundir seus princípios morais e filosóficos. Com a Revolução Comunista, Confúcio foi tachado de reacionário e seu pensamento execrado na China.



Taoísmo





O taoísmo é uma forma de religião espalhada por sacerdotes mágicos que prometiam a restauração da juventude, o poder de virtudes sobre-humanas e a imortalidade da alma. Fundado por Lao-Tsé, ficou conhecido como religião no século V a.C. Prega a simplicidade e a alegria de uma vida em contato com a natureza. Os cinco mandamentos básicos são: não matar, não roubar, não tomar bebidas alcoólicas, não mentir e não cometer adultério. No século II, ele tinha templos, mosteiros, padres e cultos. Conseguia rivalizar com o budismo, que cresceu ao mesmo tempo. Depois do século VII, entretanto, entrou em declínio, dividindo-se em numerosas seitas, que operavam quase como sociedades secretas.